sexta-feira, 18 de março de 2011

A festa das moscas nos restaurantes Self Service de Porto Velho

É preocupante, muito preocupante mesmo a indesejável presença de moscas nos famosos restaurantes que comercializam comida por quilo. Além dos riscos à saúde, a opção também não é econômica pois esconde alguns “truques” como o excepcional peso das saladas e de batatas.  O restaurante self service conquistou o consumidor. Mas apesar de ser a opção preferida dos portovelhenses, principalmente aqueles que têm fome e pressa, estes locais podem representar um sério risco para a sua saúde.
Uma olhadela nas dependências do restaurante de Porto Velho pode tirar completamente o apetite. São mesas com pratos sujos que não foram recolhidos, restos de comida pelas toalhas e a presença indesejada de moscas e outros insetos. Em alguns restaurantes ainda existe o mau cheiro das fossas ou de bueiros.
Expostos nos balcões (buffet) de inúmeros restaurantes (inclusive alguns chiques) de Porto Velho, a comida fica mais tempo exposta às bactérias, pelo fato destes produtos sofrerem seguidos processos de esfriamento e esquentamento. Esta dinâmica acaba aumentando as chances de contaminação. Esta reposição pode “mascarar” uma outra situação grave. Produto servido no almoço pode reaparecer no jantar e vice-versa.
Antes de discorrermos sobre as moscas, vale à pena chamar atenção sobre um detalhe, que geralmente passa despercebida. Trata-se do tal paninho que em alguns restaurantes é utilizado para limpar o balcão do self service. Este suposto paninho inocente com certeza tem um milhão de bactérias, mais ate mesmo que o tampo do vaso do sanitário de um banheiro público.
Além desta contribuição dos paninhos para comprometer ainda mais a saúde da população, o que mais incomoda mesmo, são as moscas que botam seus ovos em todos os alimentos expostos nos balcões. Assim os restaurantes self service se transformam numa grande maternidade de moscas.
Nos restaurantes self service os problemas são inúmeros. Existe ainda o problema das famosas saladinhas. De acordo com pesquisa realizada por uma nutricionista, é alto o índice de contaminação de alfaces por coliformes fecais e bactérias, que podem causar infecções. O risco dela é consumir uma folha mal-higienizada e contrair parasitas.
Diz um internauta: “Almoço quase que diariamente no Rraus..., um restaurante chique de Porto Velho, acontece que os alimentos estão expostos na mesa, sem qualquer tipo de cobertura. Isto favorece a uma grande festa das moscas. Queria que alguma nutricionista me informasse se isto é correto, e o que fazer para evitar a presença das moscas. O mesmo problema também se repete num restaurante igualmente chique, lá pelas bandas das Esplanadas”.
Mande seu comentário sobre sua experiência gastronômica para o email: ondecomerempvh@gmail.com Lembre-se de destacar o ambiente, o atendimento, o preço e a qualidade da comida. Quanto mais informações melhor. Cuidado onde e o que você come! O nosso endereço na internet é -  http://ondecomerempvh.blogspot.com/
 

2 comentários:

Unknown disse...

Anônimo disse...
Tem uma lanchonete igualmente tradicional de Porto Velho, muito frequentada, mas muito mesmo, diante da qualidade dos salgadinhos, e em especial a saltenha. Acontece que além das moscas nos deparamos infelizmente com as seguintes situações: Muita sujeira no chão; demora na limpesa das mesas que consiste em jogar os restos no chão; e lixeiras expostas ajudando na arregimentação das moscas e outros insetos. Agora, não existe um funcionária para o caixa. Após pegar no dinheiro a funcionária passa a ponta dos dedinhos num paninho de mil e uma utilidades, e depois começa a servir os salgados, sucos, recolher copos, etc.

13 de março de 2011 12:54

Anônimo disse...
Existe um outro problema igualmente grave. Em Porto Velho existem vários restaurantes no sistema a quilo, que jogam os alimentos no buffet, mas não mantém nenhum tipo de conservação. Quem for almoçar depois das 13 horas, vai comer comida fria.

13 de março de 2011 13:05
Anônimo disse...
Sou de Jaru, e vim resolver problemas em Porto Velho. Fui num restaurante até bom, lá bem próximo da construção da Esplanada das Secretarias do Governo, também com os alimentos expostos. O que me chamou a atenção foram dois casos: Um jovem bem magrinho falando a vontade no celular, baba jorrando para todos os lados e se servindo. O cara é típico, magrinho e ainda curvo igual a um arco de flecha. O outro caso foi uma jovem loirinha e bonitinha toda de branco (deve ser profissional da área da saúde), devolvendo comida para o buffet.

Anônimo disse...

meu caro acho que você esta se esquivando do seu objetivo que e indicar bons lugares para se comer em porto velho.
No caso dessa postagem você esta simplesmente esta falando mau do local.
VAI A DICA.