sexta-feira, 11 de março de 2011

ALERTA - A imundice dos restaurantes e lanchonetes de Porto Velho – Por Paulo Ayres

 
O diagnóstico dos restaurantes, lanchonetes e similares em Porto Velho no contexto geral é de reprovação, com raríssimas exceções. O principal problema não consiste basicamente na qualidade da comida disponibilizada, mas seguramente no despreparo total dos recursos humanos que atuam neste sistema. A falta de limpeza, a falta de preparo de garçons e garçonetes, os sanitários imundos, somam a incômoda figura dos fumantes, via de regra, mal educados, ignorantes, cheios de razão.

O recolhimento dos utensílios deixados numa mesa é digno de registro. Parece até que os restaurantes desconhecem um equipamento chamado de bandeja. Após minutos expostos, é que alguém consegue detectar a necessidade do recolhimento das sobras dos alimentos. Agora, vem o pior. O problema é quando se realiza a tal limpeza da mesa. Geralmente o garçom pega um pedacinho de pano imundo (de mil utilidades) e simplesmente raspa a sujeira para o chão, às vezes até mesmo caindo nos pés dos fregueses que estão à mesa.

Recentemente num restaurante especializado em comida chinesa, uma cena chamou ainda mais a atenção. A garçonete simplesmente raspou a sujeira da mesa com a mão, e em seguida como se nada de anormal tivesse fazendo, foi buscar alguns copos, e obviamente com os seus dedinhos impuros pegando por dentro dos copos (o que já é um procedimento errado). Parece ser difícil se recolher a toalha para jogar os restos de comida no lixeiro. Isto acontece até mesmo em restaurantes de porte médio e grande. Existem ocasiões que a repugnância é grande, quando se detecta o grande amontoado de lixo debaixo e ao redor da mesa.

O banheiro da grande maioria destes locais é de total imundice. Os gestores se esquecem de manter uma higienização do local. Em algumas ocasiões o fedor é tão grande que compromete até mesmo a permanência dos freqüentadores diante do odor reinante. Existe, no entanto um restaurante especializado em comida regional, que não disponibiliza um sanitário digno, e sim uma autêntica privada, como nos velhos tempos chamados de “cagador” (simplesmente não existe a figura do vaso sanitário).

É preciso ainda se observar a qualidade dos produtos. Num determinado restaurante, conhecido como “soparia”, chega-se a cobrar R$ 10,00 por uma canja de galinha, mas, no entanto o golpe é certo: 60% de cenoura, 30% de batata, 10% de água e apenas três pedacinhos de galinha.

Agora a postura de garçons e garçonetes é um destaque a parte. Garçons com coceira, não sabem colocar pratos e copos sobre a mesa, alguns com preguiça repassam esta tarefa para o usuário. Agora, cômico mesmo foi o garçom que servia a sopa melando os dedos. O freguês irritado solicitou uma sopa mais quente. Ao repetir o pedido, e diante da reação do garçom, foi então lhe explicado – “quero uma sopa bem quente que você não consiga colocar o dedo dentro do prato, melando os mesmos com a sopa a ser servida”.

Existem inúmeros registros de despreparo destes profissionais, mas destaco o caso de um garçom, de uma determinada pizzaria, que diante da situação de duas freguesas conversarem sobre o pedido a ser feito, ele interrompe bruscamente e em tom ríspido afirma  - “silêncio, agora só uma faz o pedido”. Isto aconteceu lá pelas “bandas” da Avenida Amazonas.  O mau atendimento é gritante, e em alguns casos diante da demora, alguns clientes acabam indo embora. Os gerentes também despreparados se irritam com reclamações e em outros casos, simplesmente ignoram a situação.

Casos de pizzarias e lanchonetes clandestinas é uma realidade. Sem alvará de nada, estes estabelecimentos aproveitam somente o período da noite para funcionar. Como em Porto Velho se desconhece efetivamente a atuação da  fiscalização da vigilância sanitária, se instala então o caos, e dane-se o consumidor.  Uma antiga pizzaria clandestina nos arredores do centro da capital, o dono é quem também prepara a pizza, mas, num intervalo e outro aproveita para dar uma coçadinha na “frieira” dos pés. Num “restaurantezinho” destes, de dia vende-se galinha e a noite, socorro!

Comida a quilo é um grande desafio. Até mesmo em restaurantes de grande porte, as moscas e outros insetos disputam espaços com os alimentos e verduras. Se fizer reclamação, o gerente ou na ausência deste o caixa fecha a cara, fica em silêncio, ignorando a reclamação. Faltam ainda condições adequadas para a exposição dos alimentos, além disso, não existe uma fiscalização permanente dos restaurantes, para observar as condições dos produtos expostos. Então é o cliente devolvendo alimento, criança metendo o dedo, gente falando ao celular em cima dos alimentos, gente falando e cuspindo dentro praticamente do buffet.

As lanchonetes protagonizam mesmo um clima de terror.  Raríssimas possuem condições adequadas para a higienização dos produtos. A água é armazenada em baldes. Os pratos e copos, lavados de qualquer jeito para economizar água. Produtos mal armazenados. Ratos e baratas desfilam pelos arredores, calçadas e esgotos.  Restos dos alimentos jogados ao chão, contribuindo ainda mais para a desqualificação destes locais. Uma visão do “inferno”.


Autor:  Paulo Ayres – Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Professor, Jornalista, Radialista, e Técnico Legislativo. Contatos: celular 8116-9750 e email – pauloayres_jornalista@hotmail.com


Comentários sobre o artigo (retirados do site rondoniaovivo.com.br):

Bruno Shito Fujikawa - 12/03/2011
Um diz que foi para Paris e o atendimento era melhor, o outro diz que foi na padaria do seu zé e a comida não era assim, outro diz que é falta de nutricionista, que a outra rebate dizendo que não é não... aí vem o eterno e enfadonho grito de "é culpa do prefeito, do governador, do presidente, do Papa... e daí? Fico feliz em saber que sujeira existe. Muito obrigado pela informação! Mas sem dar nome aos bois, deixa de ser artigo jornalístico para virar picuinha. Se vou morrer por ingestão de comida suja, quero saber em qual restaurante isso ocorre, pois senão, é brincadeira de roleta russa: primeiro você come, pra depois de morto, saber que aquele restaurante era imundo. Nome aos bois, pois sem isso, a sociedade continuará desinformada do mesmo jeito!

Douglas - 11/03/2011
E o prefeito se deliciando com uma pizza de mozzarela em ROMA ITÁLIA.kkkkk brasileiro sofre! mas ri .kkk pra não chorar.

Ivanilson Frazao Tolentin - 11/03/2011
Caro Paulo Ayres! Nao sou de ler os seus artigos, mas esse devo lhe parabenizar. Voce acertou o alvo e, sem excessos, tocou em um assunto que so quem nao tem sensibilidade nao percebe. Uma capital como Porto Velho, se quiser se modernizar precisa mudar a forma de comportamento de sua populacao e os empresarios a forma como tratam os clientes. Em especial, aqueles que lidam com comida. Lamento muito, que com tantas materias para serem escritas, os jornalistas locais se acomodem em ser meros copiadores de release, ou melhor, quando copiam(digitadores). Parabens, pelo tema abordado e, com certeza, vou olhar com mais atencao para seus textos. Ivanilson

CIDADAO JOSE - 11/03/2011
TODO POVO TEM O ATENDIMENTO QUE MERECE

Anny lima goncalvez - 11/03/2011
Cadê a fiscalização??????a prefeitura só sabe é cobrar impostossss....

:Þ - 11/03/2011
Discordo de vc Nilvana, principalmente se vc for nutricionista. Fiz estágio em dois restaurantes muito famosos em Porto Velho. Um fica no centro, tem nutricionista e tudo mais como vc diz, porém a manipulação dos alimentos é uma nojeira só. Grelhei várias vezes ao lado de um barata que não cansava de aparecer do lado da chapa. Quando as guarnições são tiradas dos caldeirões, boa parte do suor de quem está tirando-as cai em cima delas. A população do centro come comida suja, resto de arroz do dia anterior. Não venha me dizer que as nutricionistas são exemplos a serem seguidos, pois as que estão nesse local nem mesmo ficam ao lado dos cozinheiros durante as preparações. Ficam sim,sentadas na salinha delas no ar condicionado aguardando o inicio do movimento para sair no salão e mostrar o belo jaleco com o nome nutricionista bordado no bolso e o nome da faculdade no ombro. O segundo restaurante fica na carlos gomes e possui os mesmos requisitos que vc expos,porém, a higiene é bem pior nesse lugar. A elite de porto velho pago caro por refeições que vão acomoanhadas de sangue dos dedos do chef e das auxiliares. Muita gente come filé grelhado, coberto com um (belo) molho madeira e arroz branco, mas não sabem que esse mesmo filé caiu no chão onde tem todo tipo de sujeira, principalmente a sujeira dos sapatos das nutricionistas que vc mencionou ter em todos os restaurantes. O que vc não sabe é que o que faz o restaurante não é as nutricionistas e sim um bom atendimento, local limpo, cozinha arejada e principalmente um cozinheiro ou cozinheira que gosta do que faz e respeita que está sentado (a) no salão. Você pode não acreditar, mas existe botequins que possuem a cozinha mais limpa que qualquer restaurante chique que vc frequenta ou frequantou. Informe-se melhor sobre a real função das nutricionistas nos restaurantes, pois as que conheço só sabem criar cardapios que nem mesmo sabem preparar e muito menos comem.

nico - 11/03/2011
O que ocorre é a dita Lei da Oferta e da procura, com a tal construção das usinas, o trânsito está caótico, a saúde está em fase terminal, a prostituição aumentou, o trágico de drogas, etc..

sophia - 11/03/2011
É LASTIMAVEL MESMO, IMAGINA QUE UM DIA DESSES MINHA AMIGA FOI LANCHAR NO LANCHE Q TEM LA NA UNIRON DO CAMPUS I E ACHOU UM CABELO NO BOLO, Q NOJO, ISSO PQ NAO É NEM UM BOTEQUIM D ESQUINA Q VENDEM UNS LANCHES Q DÁ NOJO SO DE PASSAR PERTO, NAO SEI COMO TEM GENTE Q COME AINDA E POR CIMA DE TUDO O LANCHE É RUIM PRA CARAMBA QD VC ENCONTRA UM LANCHE OU RESTAURANTE C COMIDA BOA BOM ATENDIMENTO E LIMPA VC GANHOU NA LOTERIA AMIGO..É TRISTE ESSA CIDADE

patricio de lima - 11/03/2011
Muito bem dito sobre a imundice de varios ambientes em PVH.è uma vergonha..

nilvana gonçalves vieira - 11/03/2011
tenho certeza se cada estabelecimento tivesse uma nutricionista, nao seria essa vergonha as comidas e lanches que sao servidos em pvh!fica uma alerta aos usuarios desses estabelecimentos, vejam o que vcs estao comendo....

marcia - 11/03/2011
A vigilancia sanitaria deveria agir com mais rigor minha mãe comprou 2 kg de linguiça em um lugar qando foi fritar só havia moscas dentro... que nojo! o açogue é aquele proximo ao Shopping, na esquina da padaria. Da vontade de ir la e fazer eles comerem...

ednaldo pereira dos santos - 11/03/2011
é uma vergonha mesmo o que acontece em porto velho.parece que agente ta fazendo um favor em comprar ou entrar num estabelecimento do comércio nesta cidade.os gerentes ficam com cara de bunda quando um cliente faz uma reclamação,em vez de atender bém eles são os primeiros a tratar mal o clientes. pra mim são um bando de jumentos, nós é que damos lucros para esses \'\'cavalos\'\'.PARABÉNS PAULO AYRES PELA CORAGEM DE DENÚNCIAR esses picaretas de plantão pode contar comigo. apatir de agora vou denuciar onde fica esses estabelecimentos fajutos de nossa cidade.

Vicente - 11/03/2011
Cadê a fiscalização municipal? Existe? Ou a produtividade dos fiscais já está ótima todos os meses? Saímos com nossas famílias para esses restaurantes e pagamos o preço que é cobrado, então é obrigação do poder público municipal atuar no sentido de que predomine pelo menos a higigiene nesses ambientes. Basta querer fazer a coisa certa.

SIDNEY - 11/03/2011
CONCORDO PLENAMENTE QUE OS RESPONSAVEIS PELOS RESTAURANTES NAUM ESTAUM NENHUM POUCO PREOCUPADOS COM ALGUMAS EXCEÇOES, COM A QUALIDADE E HIGIENE DA COMIDA OFERECIDA,ALEM DO AMBIENTE , E A VIGILANCIA SANITARIA DO MUNICIPIO O QUE ESTÁ FAZENDO PARA GARANTIR O BEN ESTAR AOS CONSUMIDORES????????E AOS DONOS DE RESTAURANTES, OFERECER UM AMBIENTE SAUDAVEL, GARANTINDO BEN ESTAR AOS SEUS CLIENTES É SUA OBRIGAÇAO, E CONCERTESA VC TERÁ RETORNO PORQUE SEU CLIENTE ALEM DE VOLTAR, FARÁ PROPAGANDA, ALÉM DE TRAZER AMIGOS AO SEU ESTABELECIMENTO.

Aline Teixeira - 11/03/2011
Bravo!!essa foi a melhor matéria já publicada neste site. ah!não esquecendo das "inofensivas" saladas cruas servidas, e do alface do sanduiche!!acredito que tais estabelecimentos fazem parte da corrente mais radical dakelas Ongs, que defendem qualquer tipo de vida, até dos microorganismos, ai não lavam as verduras com hipoclorito ou vinagre, para não MATAR os vermezinhos, tadinhos!!. A minha nutricionista disse: você só não vai comer salada, se estiver em um restaurante!! o jeito é pensarmos no ditado popular: Se não matar, engorda! será por isso q está almentando o indice de obesos nesta cidade!!!

Dulce dos Santos Silva - 11/03/2011
realmente é pura verdade!!!! sabe que tenho receio de comer no shopping? Sabe lá como são manuseados os alimentos naqueles cubículos.

Syllas Sucesso de Souza - 10/03/2011
Rapaz chega dar arrepio os restaurantes da cidade, vai ser imundo lá onde o vento faz a curva. Agora de atendimento reclamei muito briguei com garçons, esculhambei gerente e vi que não tinha jeito. Parei de frequentar os benditos. Mas, fui passar ferias no Rio de Janeiro e pasmem uma cidade turistica o atendimento de garçom é pior que em Porto Velho. Karacas os caras são ruins mesxmo. Como diz o velho deitado.....só rezando.

Alklexandre Marangogni Correia - 10/03/2011
CONCORDO PLENAMETE COM A MATERIA FEITA SOBRE OS RESTAURANES, LANCHONETES, SOPARIAS, ATÉ CONCORDARIA EM LEVANTAR UMA BANDEIRA JUNTO COM O MANISFESTANTE, IDIGNADO COM A REAL SITUAÇÃO DENTRO DO NOSSO MUNICIPIO,MAS.CADÊ AS PROVAS CONTUNDENTES, DESSA REAL SITUAÇÃO? DESCULPA-ME,ESCREVER OU FALAR É FACIL, MAS, PROVAR É DIFICIL.

Fábio Levino de Oliveira - 10/03/2011
Aproveitando o ensejo, a poucos dias pedi uma pizza de uma casa já consagrada de Porto Velho, situada na Jorge Teixeira ou BR, próximo do Banco HSBC, cerca de 1 hora depois nada de a pizza chegar por isso resolvi ligar para cancelar o pedido, mas para minha surpresa o telefone chamava até cair e ninguém atendia. Liguei então para o restaurante que fica ao lado que pertence ao mesmo grupo e a atendente me passou um outro telefone mas o resultado foi o mesmo. Devo ter perdido uns 30 minutos nessa agonia, até que finalmente alguém atendeu o telefone, era a atendente do outro restaurantev(sim,a mesma!) que foi até a pizzaria OPERAR A MÁQUINA DO GRAHAM BELL. Percebi que quando as coisas ficam complicadas eles deixam de atender o telefone!!! É rir pra não chorar...

ANSELMO RABELLO - 10/03/2011
Porto Velho, logo que começou as construções das usinas os comerciantes aumentaram os preços de suas mercadorias achando que estava voltando à cidade garimpo. Este absurdo vem ocorrendo também no setor imobiliário, casas que valem R$ 50.000, atualmente estão pedindo 150.000. Os comerciantes que estão se aproveitando desta situação não tem a visão do futuro que pode vem para a nossa cidade quando acabar as obras. VAMOS DIZER NÃO AOS PREÇOS ABUSIVOS.

Marcos Kenne - 10/03/2011
Moro em PVH desde 87 conheço toda a cidade e realmente a denuncia acima procede. Mas acho que é mais culpa por parte da administração pública, pois não existe nenhuma tradição de garçon nesta cidade. Não sei se notaram mas 90% dos garçons são ex-lavador de carro, ex-pedreiro, ex-lavadeira e até ex-presidiário. Ou seja não estão muito preocupados com qualidade de atendimento. A falha do governo é cobrar abusivas taxas, impostos e multas tanto de estabelecimentos quanto de funcionários e não investir esse recurso em especialização dessas classes. É cobrado desses estabelecimentos até o som (música) emitido pelo mesmo, mas, que eu conheça não existe oficinas de especialização tanto de garçons quanto de gerentes e donos de estabelecimentos em geral. Estou em Natal passando as férias e agora estou notando a diferença imensa na qualidade de atendimento de PVH. Aqui em Natal até flanelinha anda uniformizado, é bem educado e não te cobra nada... desse jeito é impossível não dar gorjeta. Cobrem mais do governo em relação a especialização de pessoal!

lidiane massini cardozo da silva - 10/03/2011
Não precisa ser de pequeno porte existe uma padaria que oferece cafe da manha nos finais de semana.. uma famosa que se chama .... goiano... essa mesma ...estavamos comendo neste cafe da manha e encontramos filhote de barata morto dentro do salgado, essa mesma panificadora que fica na carlos gomes que cobra caro e e meio elitizada se fingiu de morta na historia.. e ela ainda ganha premios de qualidade .. imagina as pessoas que fasem este tipo de de premiação ... nem quero comentar.

osvaldo anacleto - 10/03/2011
INFELIZMENTE TENHO QUE CONCORDAR COM EXPOSTO, MAS PRA PIORAR TENHO AINDA O QUE ACRESCENTAR; AS CHURRASQUEIRAS E OS LANCHES DE BEIRA DE RUA VENDENDO SEUS PRODUTOS RECHEADOS DE INGREDIENTES POEIRIOS E DE ORIGEM E CONSERVAÇÃO DUVIDOSISSIMAS.

runeori delmar quednau - 10/03/2011
parece até piada (sopa quente com certeza ninguem coloca dedo),mas eu estive em uma pizzaria de gente importante na nova mutum que o queijo da pizza estava tão frio que nem se cortava quebrava como vidro,isso e fora os quarenta minutos que levaram para atender.

alfredo pinheiro - 10/03/2011
Caro sr Paulo...muito boa a sua materia sobre alimentaçao que e servida em restaurantes da nossa cidade...realmente uma imundicie...os que se dizem os melhores entao deixa a desejar self service que existe na barao do rio branco um nojo uma pastelaria na pres. prudente oleo preto de um mes fritando pastel...lanchonete na avenida calama ratos disputa espaço com as pessoas sei disso pq acompenhei isso mais comer jamais e por ai vai...felizmente tenho minha casa onde e servida uma comida simples e saudavel mesmo assim olhos abertos populaçao de porto velho aquele ditado que nao mata engorda nao funciona.

Maria Moura - 10/03/2011
Aquela praça de alimentação no centro da cidade (na praça do engraixate atrás dos Correios) é fora de sério. Pra encher os olhos (e a barriga)de qualquer turista. Quando será que a Prefeitura vai mudar aqueles comerciantes dali?

lucas leiva - 10/03/2011
CADA COMENTARIOZINHO HEIN.... NUM LUGAR QUE NÃO TEM NEM ÁGUA TRATADA E ESGOTO ESPERARIAM O QUE? RESTAURANTES LIMPOS? VÃO A PARIS CAMBADA DE RICOS....

jose augusto americo - 10/03/2011
é um absurdo os preços que estao sendo cobrados nessas tabernas que ainda chamam de restaurantes!! locais sujos e com um pessimo atendimento!! e por isso que aqui em pvh!! so vou a 3 restaurantes!! pq o restante ja ja fui feito de besta e nao volto mais e se possivel falo mau mesmo para os amigos nao serem mais 1 lesado

Ted J - 10/03/2011
Fora o preço que voce paga pra comer. Cada prato em um restaurante na frente do SB LOG custa mais de 60 reais. Absurdo. No Sul você paga R$ 10 a R$15 o buffet livre (come quantas vezes quiser). Aqui eu não entendo esse preço, rodizio de carne aqui é pra rico sendo que a carne é daqui mesmo do Estado. O atendimento da Don Giovanni é horrivel, tem um boliviano la irritante. Você pede um prato de file que custa uns R$ 50 e só vem mais puré e arroz do que o filé. Comida a KG ta carissimo e quem fica rico as nossas custas são os donos. A lista de restaurantes caros e ruins aqui é grande e o PROCON, Vigilancia Sanitaria deveriam dar uma fiscalizada.

RONALDO DE NORONHA LIMA - 10/03/2011
se isso realmente acontece não é de se admirar,pois a vigilância sanitaria tanto estadual, municipal e federal,siceramente,não sei onde ficam e o que fazem,pois o que se ver é restaurantes e bares fazendo o que querem e os consumidores a merçê da sorte,ainda bem que temos um DEUS maravilhoso que tem misericódia de nós,mais precisa que estas vigilância entre em ação e façam alguma coisa.

nau - 10/03/2011
Graças a Deus que ainda existe alguem dentro da sociedade para denunciar essa porcaria, pq se for depender das autoridades competentes...

lucas almeida machado - 10/03/2011
SÓ FALTA DAR NOME AOS BOIS, ASSIM A POPULAÇÃO FICA SABENDO QUAL AS MELHORES LANCHONETES DA CIDADE!!

juca molezA - 10/03/2011
Ahhh querido essa questão de mau atendimento estende-se a outros estabelecimentos, sábado fui ao shopping, mas precisamente na loja bemol, e ao ser mal atendida por uma caixa dirigi-me ao gerente e sabe o que ele fez? riu e debochou... estamos perdidos... e o pior, nos tratam como se estivessemos consumindo gratuitamente...

jussiara - 10/03/2011
Infelizmente essa é a realidade que nos consumidores deparamos com os restaurantes da capital,sem contar com a falta de atendimento de qualidae que deixa muito a desejar, oiundos dos garçons e garçonetes e até memso da gerência.

Robson Braga - 10/03/2011
Pow, o cara flw tudo, é isso mesmo que esta acontecendo aqui em PVH, os donos de lanchonetes, restaurantes e entre outros só querem saber de ganhar dinheiro e nada mais....

3 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito Roberto Sobrinho é mesmo um cara de pau. O Mercado Cultural está cheio de problemas no prédio. Os sanitários não funcionam. Vasos entupidos, falta papel banheiro, e a descarga não funciona. Apesar desta porcaria os bajuladores de plantão estão ai batendo palmas.

Anônimo disse...

caros colegas, sou de porto velho mas moro em florianopolis a 8 anos. Amo minha terra natal, porem, quando vim morar aqui no sul senti um enorme choque cultural no sentido de higiene em ambientes sociais/publicos. Aqui todos os banheiros sao limpos, o s restaurantes aparentam um pouco mais de higiene (na sua maioria) e existe sim sistema de tratamento de esgoto e que impede a grande proliferacao de ratos e baratas pela cidade. Porem, o que mais me chamou a atencao é a partipacao ativa da populacao que mora aqui na manutencao desta higiene. Cada um cuida do seu espaco, do chao por onde pisa, do banheiro publico que usa, do onibus, nao jogam papel e nem nada no chao, nao urinam no chao dos banheiros (como se via em rondonia)... aprendi que a higiene no ambito social deve ser ensinada e fiscalizada pelo poder publico e assistida e continuada dia a dia por cada um de nos, consumidores, empregados, empresarios, pais, cidadaos, devemos amar o local onde estamos e dar exemplos bons e demonstrar isso tudo em atos. Com certeza deveria existir mais fiscalizacao, existir tambem o minimo de saneamento basico e tudo mais alegado, mas o principal é o respeito que devemos ter pelo local que vivemos, pelo social, isso é responsabilidade de todos os politicos e tambem de cada um de nos.

Anônimo disse...

Cara, acho que você tem ido nos restaurantes lá do cai n´àgua. Quase generaliza, mas, deixa de fazer o principal, que é citar esses restaurantes. Assim acaba por cometer injustiças. Já que entrou, vai fundo e sem medo!