segunda-feira, 14 de março de 2011

Críticas da precariedade dos restaurantes atingem nutricionistas

Vários internautas na busca de poder contar com serviços de restaurantes de qualidade, também estão criticando a conduta do pessoal da nutrição, claro que não de forma generalizada, o que seria injusto.  Obviamente que a questão da imundice de alguns restaurantes e lanchonetes de Porto Velho é  antiga, complexa e até de certa forma cultural, que vai demandar muito esforço para se alcançar restaurantes e lanchonetes de qualidade.
O momento é sim de se repensar. Até porque acredito que o pessoal da nutrição, por sua formação acadêmica tão aprimorada e requintada, poderia fazer uma grande contribuição, ajudando na orientação e até mesmo, contribuindo na formação deste importante setor. Seria um autêntico laboratório prático. Nos reportarmos aqui, a uma eventual intervenção dos gestores educacionais, no sentido de se fazer uma grande contribuição, através de prestação de serviços de utilidade pública.
Mas, não se está aqui depreciando os profissionais deste setor e tão pouco responsabilizando-os por esta situação. A crise envolve várias vertentes, inclusive a ausência do poder público. Nesta jornada em prol da qualidade dos restaurantes e lanchonetes, poderiam se envolver outros cursos como gastronomia, jornalismo, publicidade, turismo, administração, direito, biomedicina, etc. Que tal saírem da “gaiola acadêmica”?

2 comentários:

Unknown disse...

comentários:

11 de março de 2011 21:03
Anônimo disse...
A inércia (ou seria incompetência?) do pessoal da Nutrição, questionada por vários internautas, deve merecer um urgente posicionamento do Conselho Regional de Nutrição. O segundo recado vai para a Faculdade responsável pelo curso de nutrição. É hora de sair da gaiola acadêmica, interagir com o povo, e também fazer prestação de serviço. Agora, se é para fazer politicagem...
:::::::::
Anônimo disse...
Pô cara vá devagar, até que elas são bonitinhas. E com o avental, um..........
:::::::::
Onde Comer em Porto Velho? disse...
Acontece caro Anônimo, que em Porto Velho está cheio de faculdades criando cursos e mais cursos. Alguns formados estão hoje a deriva, sem colocação no mercado, sem respaldo para fazer concurso público. Vide o Curso Superior em Gestão de Empreendedorismo ministrado pela Uniron. O curso já acabou, não tem conselho, não podem fazer concurso, nada. Já o pessoal da nutrição daria pra lotar um ginásio com tantas nutricionistas, a maioria desempregadas, subempregadas ou que procuraram outra coisa para sobreviver. Alexandre Gondin
::::::::::
Anônimo disse...
Almoço quase que diariamente no “Raus...”, um restaurante chique de Porto Velho, acontece que os alimentos estão expostos na mesa, sem qualquer tipo de cobertura. Isto favorece a uma grande festa das moscas. Queria que alguma nutricionista me informasse se isto é correto, e o que fazer para evitar a presença das moscas. O mesmo problema também se repete num restaurante igualmente chique, lá pelas bandas da Farquar.
:::::::::::::
Anônimo disse...
Fugindo um pouco do assunto de restaurante: sou formado em Gestão de Empreendedorismo e lamento ter entrado nesta barca furada da Uniron. O curso acabou e agora temos conhecimento que não tem como ingressar no serviço público com este curso e as empresas privadas rejeitam também. Agora com relação a atuação das nutricionista é lastimável, pois é certo faltar mercado, e aceitabilidade destas profissionais. Quanto a prestação de serviços de utilidade pública, aí a coisa fica mais triste. A grande maioria destas faculdades têm servido de trampolim para a política. Aí fazem aquela enganação de serviços a comunidade, usam os coitados dos acadêmicos e dos professores, para obter votos. A Lucas com um vereador emplacado, a Carvalho com uma vereadora emplacada, e a Unizom que não consegue emplacar o Nando.
:::::::::::::
Anônimo disse...
Será que é hora de se fazer uma profunda avaliação dos cursos superiores ministrados em Rondônia? A Unir parece viver noutro planeta, implantar cursos a sua própria vontade, ignorado a vocação do Estado, a necessidade regional. Será que o curso de música, teatro, arqueologia, e de jardinagem era tão urgente? A verdade é que a exemplo da pública, as faculdades particulares criam um mundinho só delas, visando o lucro, galgar poder político, e contam com o apoio de professores que atuam em cima do tablado, de costas para a comunidade, e abastecidos por extrema vaidade. Tanta coisa que o Curso de Nutrição e o Curso de Gastronomia poderiam ajudar, mas, é uma porcaria mesmo.
:::::::::::::
Anônimo disse...
Tá todo mundo criticando, então venho com uma proposta. Poderia se aproveitar as famosas Semanas Acadêmicas para ajudar de forma concreta os restaurantes e lanchonetes a melhorarem a qualidade dos serviços prestados. Poderia reunir aí formandos de vários cursos - Nutrição, Biomedicina, Gastronomia, Administração, Contabilidade, Direito, Medicina, Publicidade, Jornalismo, Turismo e outros mais. Em tempo: me esquecir que estas tais semanas, é apenas de figuração, de brincadeirinha. Então....f.....
:::::::::::::

Unknown disse...

Aos profissionais de nutrição:
1 – As críticas encaminhadas por internautas ao blog em momento algum visaram denegrir a imagem dos profissionais do Setor de Nutrição, extensivamente as instituições que formam profissionais nesta área.
2- Pelo contrário, a população, e concomitantemente a administração do blog por reconhecerem a qualificação e a formação acadêmica destes profissionais, substanciam (reforçam) as críticas e os apelos dos internautas, no sentido de almejar mudanças, visando à qualidade dos serviços de restaurantes e lanchonetes.
3- Também é procedente a proposta de se buscar por meio do conhecimento técnico-científico dos acadêmicos dos cursos afetos a este setor, a extrapolação dos muros das faculdades, indo ao encontro da comunidade e ate mesmo em seu socorro. Além de contribuir com a saúde pública, serviria ainda para os gestores de restaurantes e lanchonetes tomarem ainda mais conhecimento desta nobre profissã, garantindo também mercado de trabalho.
4- A administração do blog entende a gravidade e a complexidade do problema da imundice de alguns restaurantes e lanchonetes de Porto Velho, não responsabilizando categorias profissionais, e sim, chamando para intervir neste problema. A gora, responsabilizamos e cobramos ação do poder público.
5- A administração do blog se coloca a disposição para publicar qualquer posicionamento por parte das instituições de ensino, acadêmicos, profissionais, etc. Assim acreditamos estarmos dando nossa contribuição social, em defesa da saúde e da qualidade de vida da população portovelhense.
A administração