segunda-feira, 18 de abril de 2011

Preços abusivos na Semana Santa com o comércio e consumo de peixe

Com certeza o “assalto” vai acontecer. Com o advento das obras das hidrelétricas do Rio Madeira, a exploração foi desencadeada, com ênfase para o setor imobiliário e o setor gastronômico. Em 2011, quem tiver opção de preparar o peixe em casa é o aconselhável, mas para aqueles que vão enfrentar os restaurantes de Porto Velho na quinta-feira e na sexta-feira, boa sorte, boa pesquisa, calma, muita paciência.
Entre as tradições da Igreja Católica, a troca da carne pelo peixe na quaresma se mantém. Antigamente não se comia peixe durante toda a Semana Santa iniciada no último domingo com a Procissão de Ramos. Na atualidade, tem se reduzido mesmo a quinta-feira e sexta-feira.
Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência. Comer peixe no lugar de carne tem um profundo significado simbólico da fé. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística.
ENTÃO VAMOS AS DICAS DE LOCAIS PARA CONSUMO DE PEIXE
1) Bar do Ceará vai funcionar quinta-feira para almoço e janta e sexta-feira só no almoço. Bom preço, dourado e tambaqui de qualidade, bem sequinho. Fica no bairro do Areal.
2) Muqueca Capixaba com boas opções, mas muito caro. O ambiente é confortável e fica ao lado do Public Haus, bem próximo da antiga Ditel da Polícia Civil.
3) O tradicional Remanso do Tucunaré, talvez o mais antigo restaurante de Porto Velho. Preço também alto. Ótima opção para quem quizer uma caldeirada
4) Mirante Três com variedade através do peixe, vatapá e outras iguarias. Muito caro, mas a qualidade da comida é boa. Próximo ao Estádio Aluízio Ferreira.
5) Bar Amarelinho seguramente o melhor tucunaré frito da região, acompanhado do arroz, feijão, farinha e uma pimentinha especial. Estilo popular fica na Rua Alexandre Guimarães esquina com a Avenida Rogério Weber. O peixe é servido inteiro, muito bom, preço razoável.
6) Peixaria Tucuxi, ambientes simples, estilo popular, fica na Rua Salgado Filho. Não tem arcondicionado.
7) O Restaurante Tom Marrom funciona no estilo churrascaria, mas também conta com peixe grelhado na chapa e caldeirada (muito boa). Também caro.
8) O Restaurante Assado na Brasa que serve o tradicional peixe grelhado, fica na Avenida Carlos Gomes bem próximo da Revendedora da Honda. Ambiente aberto, muito calor.
9) Restaurante Mioshi localizado na Avenida Amazonas, tradicional em comida oriental. É caro, muito caro, mas conta com um delicioso peixe a milanesa com saladinha ou fritas, uma delícia. Lá você será atendido por garçonetes elegantes e lindinhas.
10) Restaurante Porto Tucuxi,  ambiente elegante, comida de excelente qualidade, ótima variedade de peixe. Só pra magnata. Caríssimo, tudo muito caro.
11) Restaurante Madoka, também especializado em comida oriental, serve um ótimo peixe a milanesa, com o acompanhamento bem interessante. Ambiente popular, sem grande conforto, e o preço é caro.
12) Restaurante Peixin fica bem próximo da antiga sede da Embratel, hoje DAMF. Cozinha especializada em peixe, grande variedade, preço “salgadinho”. Funciona nos horários de almoço e janta.
13) Restaurante do Sesc vai funcionar na sexta-feira da Semana Santa. Peixes regionais variados. Ambiente sem grande conforto. Prepare também o bolso.
Campanha pela melhoria dos serviços de restaurantes e lanchonetes de Porto Velho: Principais matérias veiculadas no blog voltado para publicação das experiências gastronômicas da população de Porto Velho, em defesa da saúde pública e pela melhoria nos serviços prestados por restaurantes e lanchonetes. Acesse : http://ondecomerempvh.blogspot.com/
 

2 comentários:

ninasymony disse...

Obrigado pelas dicas de onde servem peixe aqui em Porto Velho, só faltou indicar o tradicional ceará da vila candelária, que lá é muito gostoso, mas só pra magnata também. Por uma cidade que fica na beira do rio, não tem justificativa do cardápio de peixes ser tão caro! é muito abuso!

Anônimo disse...

BAR DO CEARA: Realmente não se pode elogiar. Exatamente em plena Semana Santa, sexta-feira, o famoso peixe não estava bom, e o dourado encharcado de óleo. Além disso, os garçons continuam jogando resto da mesa no chão. E para finalizar, as moscas resolveram fazer um turismo pelo local. Realmente não se pode elogiar.